Maior ponte pênsil com barras de olhal, Hercílio Luz é reaberta e recebe 1,1 milhão de pessoas em uma semana

Era início do século XIX e para entrar na Ilha de Florianópolis só era possível por barcos ou barcaças. Um simples vento forte já deixava isolado parte dos 40 mil habitantes de Florianópolis. Diante disso, o Governador Hercílio Luz, buscou uma solução, trazendo dos Estados Unidos, em quatro navios, os ferros que gerariam a ponte pênsil com barras de olhal.

Seu primeiro nome foi ponte da Independência, sendo mudado para Hercílio Luz em outubro de 1920, ano do falecimento do então Governador. As obras seguiram com rapidez e, 570 dias após a morte do idealizador, a Ponte Hercílio Luz era inaugurada. 

Durante aproximadamente 56 anos, a Ponte Hercílio Luz foi um importante instrumento da mobilidade urbana na Capital, mas recebeu poucos serviços de manutenção. Diante disso, a Ponte Hercílio Luz foi interditada em 22 de janeiro de 1982, quando absorvia 43,8% do tráfego de Florianópolis. Eram mais de 27 mil veículos por dia. A Ponte Colombo Salles, aberta cerca de sete anos antes, passou a ser a única ligação entre ilha e continente.

Depois de 25 anos o Governo do Estado decidiu recuperar a Ponte Hercílio Luz. A primeira etapa da obra iniciou em 17 de fevereiro de 2006, e a segunda em 27 de novembro de 2008. No início de 2019, o Governo de Santa Catarina estabeleceu o dia 30 de dezembro como a data de reabertura ao tráfego, com a inauguração em março de 2020. Desde então, todas as providências foram tomadas para agilizar a obra e garantir a entrega nos prazos estabelecidos.

Agora é realidade. A Ponte Hercílio Luz, maior cartão-postal catarinense está de volta. A cerimônia reuniu diversos ex-governadores e lideranças de Santa Catarina. Na oportunidade, o Governador Carlos Moisés da Silva, deu ênfase ao projeto turístico que o Estado quer para a Hercílio Luz e seu arredor.  Em uma semana, mais de 1,1 milhão de pessoas passaram por ela, um marco se comparado aos 2 milhões de pessoas que o Cristo Redentor recebeu no ano todo de 2017.

Vindo a Santa Catarina, não deixe de visitar a maior ponte pênsil do Brasil. Aproveite o a estada por Florianópolis com um passeio de lancha pelo litoral e conheça as belezas naturais que encantam a todos com a Safety Yatchs.

Compartilhar

Comentários

Preencha todos os campos obrigatórios.

Seu e-mail ou cpf já constam em nossa base de dados.

Não foi possível efetuar seu cadastro no momento, tente novamente mais tarde ou entre em contato consoco.

Seu e-mail ou senha estão incorretos.

Seu e-mail não foi encontrado.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Cadastro efetuado com sucesso!
Seja bem vindo!
Em seg você será redirecionado.

Login efetuado com sucesso!
Seja bem vindo!
Em seg você será redirecionado.

A senha foi enviada com sucesso!
Em seg você será redirecionado.

Cadastro atualizado com sucesso!